1 de set. de 2021

Em busca do Axé


Em Busca do Axé 
Por: Mestre Jean Pangolin 

O Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Neste sentido, desejo diálogar um pouco sobre a busca do axé nas rodas de capoeira. 

Muitas vezes, como capoeira,  me sinto uma espécie de "vampiro" , que necessita da força vital emanada de uma boa capoeira para recarregar as baterias do ser cultural que habita em mim.

Sou um dependente da química do berimbau bem tocado, do encanto da cantiga, do meneio do jogo e do saber ancestral dos antigos. 

Me escondo nas vestes de um praticante, mas na verdade sou um "escravo" do bicho capoeira, aquele que nos toma por assalto e nos transforma na própria essência da arte.

O desafio é que , para nós "vampiros do axé " , é necessária uma alimentação constante , e hoje, já não é tão fácil encontrar um berimbau afinado, uma cantiga que arrepia, um jogo que tira o fôlego, nem um papo bom com um antigo Mestre no pelourinho. 

Onde nos perdemos? O que estamos buscando? A capoeira tá morrendo ou em franca metamorfose de esvaziamento da referência ancestral?

Enfim, o fato concreto é que nós, "vampiros do axé da capoeira ", estamos em extinção, pois pouco a pouco somos substituídos por uma outra versão de capoeiras , uma mais rápida, mas econômica, menos reflexiva e mais adaptada a cultura da capoeira bigMac .

Eiiiii psiu! Me ajude a sobreviver... Onde posso encontrar um bom lugar pra me encher do "AXÉ"?

Ouça Em busca do Axé de Mestra Brisa _ Carol Magalhães no #SoundCloud
https://soundcloud.app.goo.gl/tjdef

Nenhum comentário:

Postar um comentário